Escova elétrica, com cerdas macias, cerdas mais duras… Qual o melhor tipo de escova de dentes para a sua boca e quando é a hora de trocar?

Tudo bem… Há quem prefira um ou outro tipo de escova. Mas, a verdade é que o seu dentista precisa recomendar o tipo ideal para os seus dentes. Preferências de lado, a escova de dentes impacta diretamente sua higiene bucal.

Há diversos formatos, design e funcionalidades para diferentes escovas de dentes. Algumas até possuem funções bastante específicas, principalmente para quem usa aparelho. Portanto, é preciso saber diferenciar as escovas ou, pelo menos, entender qual é o tipo perfeito para a sua boca.

Escolhendo a escova de dentes ideais

Ao contrário do que você possa imaginar ou as propagandas tendem a dizer, a escova de dentes mais eficaz não precisa ser a mais cara do mercado, da farmácia ou da perfumaria. 

Elétrica? Com um design diferenciado? Nem sempre isso faz toda a diferença. A escova ideal precisa ser pequena, com cerdas suficientemente macias para alcançar cada espacinho entre seus dentes. Essa é a verdade!

Além disso, o diferencial que separa a higiene bucal boa da ruim é o movimento que você faz com a escova, ou seja, como escova os dentes de fato.

O potencial das escovas pequenas e de cerdas macias

Escovas menores e com cerdas mais macias tendem a alcançar mais partes da sua boca do que as maiores e de cerdas pouco flexíveis. Cerdas duras demais e movimentos muito fortes podem causar danos à gengiva e outros tecidos da boca.

Se você já se machucou escovando os dentes, é preciso ter atenção: sua maneira de escovar os dentes provavelmente está errada. E se você faz uso de escovas elétricas e outras tecnologias que não demandam os clássicos movimentos de escovação, pode acabar se esquecendo de como escovar os dentes.

Existem ainda escovas especiais, que servem para usos mais específicos, como a escova interdental que, além de escovar os dentes, permite higienizar o aparelho ortodôntico.

Escovas elétricas são mais recomendadas a pessoas que não possuem total capacidade motora ou, por algum motivo, não podem escovar os dentes por conta própria. Não significa que você não possa utilizá-las caso não apresente uma condição motora debilitada, mas não é recomendado.

Manter a saúde bucal em dia é indispensável

Seus dentes e sua boca precisam ser limpos regularmente. O limpador de língua, o enxaguatório bucal e o fio dental colaboram para manter a saúde, a higiene e a estética da sua boca sempre em dia. Não basta escovar os dentes uma vez, é preciso fazer isso 3 vezes ao dia, 30 minutos após cada refeição, sem deixar de utilizar os aparatos de limpeza para toda a boca, como os que já citamos acima.

Lembre-se: quando o assunto é cuidar da saúde e da higiene bucal, é preciso tomar cuidado com a falta de higiene e com os excessos também! Por isso, não escove os dentes mais de 3 vezes por dia, não force a escova contra os dentes ou a gengiva e nem use escovas convencionais em tecidos como a bochecha, além de não ser nada eficaz, pode causar ferimentos.

A escova de dentes precisa ser trocada a cada 3 meses para garantir a higiene correta da sua boca.

Não esqueça de consultar seu dentista a respeito do tipo correto de escovas de dentes para o seu momento. Cuide-se e mantenha sua saúde bucal sempre em dia!

Compartilhe!