Já ouviu falar que a saúde começa pela boca? Pois, bem, a saúde bucal influencia seu corpo de maneiras que, talvez, você nem imagine!

Doenças que surgem na boca, especialmente nos dentes, podem desencadear problemas ainda mais graves dentro do seu corpo. Há, ainda, o efeito reverso, quando doenças que estão em outras partes do corpo demandam tratamentos que afetam a saúde bucal e desencadeiam outras situações desconfortáveis, como acontece durante tratamentos contra o câncer, a hipertensão arterial e outros.

Acontece que, quando falamos dos problemas que começam na boca, estamos nos referindo diretamente a possíveis infecções e complicações que podem alcançar a corrente sanguínea, atingindo órgãos diversos e espalhando um problema que poderia ser tratado e até evitado.

Problemas graves podem surgir de uma má saúde bucal

As cáries, por exemplo, se dão pelo acúmulo de bactérias entre os dentes, que aproveitam a sujeira acumulada pela falta de escovação e fio dental. Conforme o problema avança, vai alcançando camadas mais profundas do dente, podendo, eventualmente, chegar à corrente sanguínea.

Esse não é o único caminho das bactérias até o sangue. Cortes na boca e na língua, aftas e ferimentos causados durante a mastigação, por morder a língua ou por descuidos durante a escovação também podem levar infecções à corrente sanguínea.

Há, ainda, pesquisas que relacionam a gengivite com o surgimento de tumores malignos, dada a migração das bactérias causadoras desse mal a outros órgãos e tecidos do corpo.

As consequências de doenças bucais são várias. Caso elas se espalhem pelo corpo, o paciente pode sofrer com problemas cardíacos, gástricos, derrames, parto prematuro, pneumonia e diabetes.

Essa questão do parto demonstra um pouco da importância do acompanhamento odontológico durante a gravidez. Visitar o dentista na gestação é fundamental, tanto para cuidar da própria saúde quanto para garantir a formação correta da dentição da criança.

A saúde mental também está em jogo

Os problemas de saúde bucal também impactam a saúde mental. A baixa autoestima é um problema comum para quem sofre com dentes amarelados, mau hálito, cáries e afins. Portanto, visitar o dentista não significa apenas cuidar da saúde bucal e da estética dos dentes, mas também garantir que o corpo e a mente se mantenham em ordem.

Sem contar que pacientes que possuem problemas dentários têm muito mais chances sofrer com as relações do dia dia, pois ficam baixa auto estima, não se comunicam direito, se fecham e começam a ter problemas em seu trabalho, casa e com amigos.

Como cuidar da saúde bucal

Visitar o dentista regularmente é o primeiro passo. Você não irá querer passar pelas situações descritas acima! Agende suas consultas, compareça e siga firme com seus tratamentos.

Além disso, sempre escove os dentes após as refeições. Passe o fio dental e use enxaguante bucal. Isso ajudará a manter sua boca livre de bactérias, levando a uma vida muito mais saudável.

Cuidar da saúde bucal é cuidar do corpo. Não se esqueça!