As lentes de contato para os dentes trazem melhorias estéticas e funcionais ao sorriso. Do formato à coloração, elas ajudam a trazer um aspecto mais agradável e simétrico para o sorriso, e podem ser aplicadas em um ou mais dentes, incluindo de toda a arcada dentária, algo bastante comum para pessoas que tem a curva de sorriso invertida ou diastemas, por exemplo.

É preciso ter a saúde bucal em dia para aplicar lentes de contato dentais

Não dá para simplesmente colocar as lentes de contato dentais sem antes realizar uma consulta que analise toda a saúde bucal do paciente. O dentista examinará sua boca e irá te orientar a respeito dos próximos passos. Afinal, é importante garantir que sua boca esteja livre da placa bacteriana, do tártaro, da gengivite e de outros problemas antes de realizar quaisquer correções estéticas.

É uma decisão para a vida toda

É fundamental que os pacientes fiquem cientes que, para a colocação das lentes, os dentes precisam passar por um grande desgaste em sua estrutura. Por este motivo, é importante que o procedimento seja realizado por um profissional especializado no assunto. Mesmo que essa manipulação seja feita de forma conservadora, é irreversível. Por isso, o paciente não pode desistir deste tipo de tratamento, já que as lentes só podem ser removidas apenas para sua substituição..

Não tente soluções alternativas ou sem recomendação

Para realizar este tipo de procedimento, devemos procurar um dentista especializado em dentística restauradora. Se for feito com qualquer profissional, a colocação das lentes pode ocorrer de forma inadequada, comprometendo a sua saúde bucal. Sem preservar o desgaste mínimo, as lentes de contato podem apresentar um sobre-contorno que é uma espécie de degrauzinho entre a lâmina e o dente, este espaço pode acumular placa bacteriana que acaba evoluindo para uma cárie ou uma gengivite.

Outra coisa que pode acontecer é a lente ser colocada em excesso dentro das gengivas e causar a invasão do espaço biológico – que é a distância entre o osso e a gengiva livre. Caso isso aconteça, pode ocorrer um processo inflamatório que gera a reabsorção do osso pelo nosso organismo. Em casos severos a situação acaba causando a perda dos dentes devido a falta de estrutura de suporte.

Como cuidar das lentes de contato para os dentes

Se você decidir colocar as lentes, vai precisar mudar certos hábitos, como não mastigar gelo, morder objetos e ter cautela ao comer alguns alimentos crocantes. Já os cuidados de higiene que devem ser realizados quando se usa a lente são os mesmos que existiam antes. Além da limpeza diária, com escovação após as refeições e uso de fio dental, é importante fazer visitas regulares ao dentista para revisões.