A cárie é uma doença bastante comum, que acomete a saúde de vários brasileiros todos os anos, e o paciente nem sempre tem ideia de que possui cáries, já que os sintomas mais perceptíveis podem demorar a aparecer. Por isso, é importante saber como evitar cáries e tratá-las corretamente.

Como evitar cáries

O segredo para evitar as cáries é manter uma boa higiene bucal e alimentação balanceada.

Evitar o consumo exagerado de açúcares é importante, já que este é um dos causadores mais comuns das cáries. E essa substância está presente em quase tudo que você come, bolachas, balas, sorvetes, refrigerantes e muitos outros alimentos que fazem parte da rotina de tantas pessoas.

Consultar o dentista regularmente é imprescindível, pois o profissional pode ajudar na detecção da cárie ainda nos seus primeiros estágios, facilitando assim o seu tratamento.

O que é a cárie?

A cárie é uma deterioração dos dentes, causada tanto pela alimentação quanto por bactérias. Quando seus dentes não são higienizados, é criada uma placa de bactérias, que passam a se alimentar dos açúcares de tudo que é ingerido.

A criação dessa placa é inevitável, portanto, requer um cuidado constante. Higienizar a boca e os dentes após as refeições e antes de dormir previne que essas bactérias se acumulem e possam causar algum mal, mas é preciso ter atenção.

O que causa a cárie?

Não escovar os dentes regularmente é um convite ao surgimento das cáries, que podem causar vários problemas, muito além da dor. Fatores genéticos e outras doenças também podem gerar cáries, como a síndrome seca e a falta de saliva na boca, por exemplo.

A utilização do fio dental é determinante para remover os restos de alimentos dos espaços entre os dentes e prevenir o acúmulo de sujeira e bactérias na sua boca. Portanto, não se esqueça de utilizá-lo.

Novamente, é fundamental estar sempre em contato com o dentista para evitar cáries e outros problemas, mantendo a saúde bucal em dia.

Como tratar a cárie?

O tratamento varia de pessoa para pessoa, visto que o grau de evolução das cáries é o que determina o tratamento.

Pode ser necessário retirar parte do dente com a cárie e realizar uma obturação para substituir a parte que foi retirada. Mas, dependendo do quão comprometido o dente estiver, o dentista poderá ter de remover a estrutura do dente com danos extensivos e substituí-la por uma coroa, encaixada na parte restante do dente. Em caso de danos ainda mais graves, quando os nervos dos dentes estão mortos, o dentista poderá recomendar o tratamento do canal radicular. Isso significa a remoção dos nervos e tecido ao longo do dente com cárie e a colocação de uma coroa.

Portanto, não deixe de consultar o dentista, não apenas em emergências, quando sentir dor ou apresentar outro sintoma, mas periodicamente.

Visite o blog da clínica Simioni Odontologia para conferir dicas importantes.