O implante dentário é uma solução que ajuda muitas pessoas que sofrem de perda dentária. Entre os principais benefícios do implante dentário está a recuperação da autoestima e vontade de sorrir e das funções práticas da mastigação.

Desta forma, a implantodontia é hoje uma área da odontologia muito procurada por oferecer recursos que favorecem a qualidade de vida do paciente. Por isso, hoje apresentamos 6 dicas para o cuidado e manutenção do implante dentário.

Como funciona o implante dentário?

O implante de dente é feito em caso de perda dentária, que pode acontecer de diversas formas, ou quando um dente está muito danificado por cáries e inflamações e não há como restaurá-lo.

Através da colocação de uma estrutura de titânio, que é fixada na gengiva e faz o papel de raiz do dente, são colocados os novos dentes implantados – que podem ser feitos de resina, porcelana e outros materiais.

Muitas pessoas se perguntam se implante dentário dói e a resposta é não! O procedimento é feito com anestesia e pode causar um leve desconforto, mas não provoca dores agudas no paciente.

6 dicas para cuidar do seu implante dentário

1. Use uma escova interdental

A escova interdental tem o objetivo de remover o acúmulo de sujeira que fica retido no espaço entre os dentes. Além da escova normal, é importante utilizar esta escova específica para evitar a formação de tártaro na região e manter o sorriso implantado saudável por mais tempo.

2. Use o fio dental adequado

Após o implante dentário é importante utilizar o fio dental super floss. Este é um produto muito utilizado por quem usa aparelhos ortodônticos e ajuda a remover a sujeira e a placa bacteriana com mais facilidade, alcançando os cantinhos sem machucar a gengiva.

3. Evite alimentos muito crocantes

Alimentos muito duros e crocantes devem ser evitados, pois o atrito pode danificar o dente implantado ou até quebra-lo. É preferível que alimentos crocantes sejam cortados em pedaços pequenos com auxílio de uma faca e não mordidos diretamente com os dentes.

4. Use enxaguante bucal com flúor e sem álcool

O flúor previne as bactérias que causam cárie nos dentes, por isso é importante usar um enxaguante bucal que tenha este elemento na composição. Evite enxaguantes com álcool, pois eles provocam o ressecamento da mucosa e a diminuição da produção de saliva.

5. Abandone maus hábitos

Ao investir na sua qualidade de vida, através de um implante dentário, busque abandonar hábitos ruins, como fumar, roer unhas e morder objetos como canetas. Estas são manias e vícios que podem prejudicar muito seus dentes e danificar seu implante.

6. Faça um acompanhamento regular com o dentista

Manter as consultas periódicas com o dentista é uma parte fundamental da manutenção do implante e da saúde bucal.

Compartilhe!